sexta-feira, 17 de junho de 2011

Um ensaio sobre a reviravolta - de volta para a vida!

§ Nunca fui escritor, mas... a vida dá voltas, não é? E até reviravoltas! 
§ Estava eu aqui conversando com o espelho, pensando em como a vida é engraçada (sim, estou usando de ironia!). Vivemos num mundo que dá voltas, e nós adoramos dar uma voltinha por aí. Até aí, tudo normal. Mas quando a vida dá voltas, hummm, aí nos sentimos perdidos, pois de repente a nossa direção muda - como diz o poeta - "sem pedir licença", e "depois nos convida a rir ou chorar"¹. As voltas geralmente assustam, atacam o labirinto e causam tontura. Mas, pense: poderia ser pior. Pois pior que as voltas que a vida dá, são as reviravoltas. Ah, meu amigo, essas sim são de chacoalhar o cérebro e causam mais que tontura: tiram o seu chão; e não só o chão, mas as paredes e o teto. Você fica realmente sem o senso de norte ou sul, cima e baixo, sentido e direção. É de lascar! 
§ Mas, peraí um pouquinho: eu disse que a reviravolta é pior que a volta? Bem, num primeiro momento, provavelmente. Mas, quando passa a confusão e você pode se localizar novamente, bem... talvez perceba que não é ruim. Talvez seja até bom! Sim, porque uma guinada de 180° (eu sempre quis usar essa expressão) te permite recomeçar tudo de novo, do zero, em nova direção, de um novo jeito, e com certeza um jeito melhor do que o antigo, pois você tem mais experiência agora. E eu diria que, mais do que isso, na direção que você quer! Ah, bem, como eu disse, eu diria isso, mas não disse. Não disse e não direi, porque esse é o ponto que determina, antes do início, o resultado final do novo rumo - se o sucesso ou o fracasso. Eu explico. É simples questão de inteligência. Se da primeira vez deu errado, foi porque você escolheu o caminho. Sim, você escolheu, do seu jeito, com sua soberba sabedoria juvenil. Oh! Dono do mundo! Vaidade de vaidade, meu amigo. Você não vai cometer o mesmo erro novamente, vai? Eu sei que não. Agora, você aprendeu que a vida não é brinquedo, é coisa séria. Agora você sabe que tem inteligência, não onisciência; tem livre arbítrio, não onipotência; tem uma missão a cumprir com próximo, não consigo mesmo; tem um Deus para servir, não para te servir; e para amar, porque ele já te amou! É sim, aí está sua escolha amigo: Obedecer. Chega de se embriagar em sonhos fúteis de realizações humanas, estúpidas, enganosas, vazias. Chega de fingir que sempre há outra possibilidade de auto-realização e felicidade, pois não há vida pra você aqui², senão através do sacrifício que teu Salvador fez, entregando a vida dele pra que você pudesse vivê-la em seu lugar. Pois é, você está carequinha de saber disso, e fica aí nessa lenga-lenga de "faz de conta que obedeço". Meu velho, a vida tá passando. Descruze os braços, faça alguma coisa. Viva pra Deus, e deixe que ele te mostre cada passo. E, em cada passo, vá jogando a semente. Vá plantando e regando. E chorando, claro, sempre. As lágrimas são o melhor composto orgânico pra regar (calma biólogos, é apenas filosofia). E não me venha com auto-comiseração, porque teu mestre derramou muito mais que lágrimas naquela cruz por você. E não reclamou !!!
§ Agora você entendeu. A reviravolta pode ser pra qualquer lado, porém só será pra melhor se for para o alto, rumo àquele que te projetou com amor³, para glória dele e sorte sua. Viva abundantemente os planos de Deus, torne-se aquilo que nasceu para serª. Volte-se para a vida !

by @shbel

1. Aquarela, by Toquinho.
2. Agora você entende o que Frodo sentiu quando resolveu partir paraValinor;

3. Inspirado na Canção "Fruto de Deus", do Simion . Meus 15 anos...
a. Chega de ser um mero guardião, passolargo!

Nenhum comentário: